terça-feira, 19 de abril de 2011

Reflexologia podal

O que é?

O documento mais antigo que descreve a prática da reflexologia foi encontrado no Egito em torno de 2500 a. C., embora haja uma teoria que diga que a reflexologia nasceu na China.
"A reflexologia é uma arte e uma ciência. Ciência porque se baseia no estudo fisiológioco e neurológico, e é também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica seu conhecimento e da dinâmica que ocorre entre o terapeuta e o beneficiário" Em  Um guia passo a passo para a aplicação da reflexologia. Inge Dougans e Suzanne Ellis-Ed. Cultrix, São Paulo.

Como funciona?

Assim como a acupuntura, a reflexologia podal é uma técnica holística, e como tal enxerga o indivíduo como um todo. Esta ténica não é apenas uma massagem relaxante, mas terapêutica, onde o reflexolgista faz uma inspeção prévia do pé, trabalha todos as estruturas como esquematizadas na ilustração abaixo e depois enfatiza os pontos de maior necessidade.

Na reflexologia podal, há liberação de endorfinas, que controlam a dor; ocorre a quebra de cristais maléficos  que parecem areia, e estes são eliminados pela urina, daí a importância de beber água regularmente, principalmente após cada sessão reflexológica.

Quais os efeitos esperados?

  • Efeito analgésico a curto ou a longo prazo
  • Sensação de bem-estar
  • Mais disposição à medida que as toxinas vão sendo eliminadas do organismo.
  • Problemas musculoesqueléticos, como lombalgia
  • Problemas gastrointestinais 
  • Estresse
  • Etc. 

É comum o indivíduo passar por um processo de adaptação, chamado ´crise curativa´ na qual ocorre cansaço,  urina com odor forte ou desarranjo gastrointestinal como forma de promover a homeostase. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário